No mês de Março, quando é comemorado o dia internacional da mulher, muitos eventos ocorrerão simultaneamente na nossa cidade. Mulheres de diversas classes, diferentes bandeiras, estarão unidas em um único objetivo: ampliar os direitos das mulheres nas mais diferentes esferas da sociedade e, assim, fazer crescer o empoderamento feminino.

Durante todo o mês, as pelotenses poderão acompanhar vários movimentos, realizados pela Prefeitura, movimentos de classe e empresas particulares, todas juntas promovendo a discussão e o debate sobre a real situação e participação da mulher no mundo moderno. Será um período não apenas de comemoração, mas também de luta e busca por informações, esclarecimentos, crescimento e desenvolvimento.

O Conselho Municipal da Mulher, juntamente com órgãos da prefeitura e movimentos sociais promoverá a Semana da Mulher – Nenhuma a menos, do dia 04 a 11 de março. As atividades ocorrerão em diversos pontos da cidade, priorizando os bairros.

A abertura oficial da Semana será no dia 04/03, às 10h, no evento realizado pelo grupo Coletivo Rosas do Gueto, liderado por Luciana Custódio. Intitulado V Encontro de Mulheres da Guabiroba e I Feira Empresarial de Mulheres, esse evento traz a temática Empreendedorismo da Mulher Negra e Empreendedorismo Feminino, nele haverá exposições, mateada, praça de alimentação, palestras com o intuito de formalização empresarial e ensinar plano estratégico de negócio, apresentações de dança, atrações musicais e culturais.

16807808_1636680316347222_7308089299292037957_n

Como apoiadores, o Coletivo Rosas do Gueto conta com a  Associação de Hip-hop, Blog Mulheres Empreendedoras  do Sul, Secretaria do Desenvolvimento do Trabalho, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa, INSS, entre outros. Para mais informações clique aqui.

Do dia 04 ao dia 11 serão exibidos, no saguão da Rodoviária e na sala de espera do Cadastro Único, curtas metragens com diferentes perspectivas do universo feminino, destacando o tema violência contra a mulher. A ideia é que as pessoas que circulam por estes locais tenham a oportunidade de refletir sobre a violência que muitas mulheres sofrem no seu dia a dia e ainda possam conscientizar-se da importância da denúncia e proteção das vítimas.

No dia 06/03, haverá uma roda de conversa e momento cultural no CDD Dunas, CRAS Areal e no CRAS Fragata,  a partir das 15h.

No dia 08/03, a partir das 8h30min, na Câmara de Vereadores, haverá uma audiência pública sobre Políticas Sociais e Violência contra a Mulher. Além de uma Palestra sobre Gênero e Diversidade, às 9h, na Embrapa com a Palestrante e Professora Márcia Alves.

Ainda, nos dias 08, 10 e 15 a empresa A Executiva – Desenvolvendo Empreendedoras, pertencente ao Grupo Mulheres Empreendedoras do Sul, realizará oficinas profissionalizantes de culinária. As oficineiras ensinarão às moradoras do condomínio Buenos Aires, Cohab Tablada e pertencentes à Sociedade Espírita Sagrada Família uma receita de pão de mel que poderá ser reproduzida e vendida como forma de ampliação de renda. Para a realização das oficinas contaremos com o apoio da Cheff Kriss Fernandes, formada em gastronomia pela UFPel e também professora da instituição. As oficinas ocorrerão no salão do Condomínio Buenos Aires, Associação Cohab Tablada e Sociedade Espírita Sagrada Familía, sendo as inscrições feitas nos respectivos locais.

A empresa pelotense Schneid Seguradora realizará no dia 09/03 um Happy Hour e bate-papo sobre segurança, investimento e networking. O evento Mulher Segura: abordagens realistas sobre o cotidiano acontecerá a partir das 18h, na rua Antônio Joaquim Dias, 221, sede da empresa, e é destinado a mulheres que buscam conhecer outras empreendedoras da nossa região. Não é necessário fazer inscrição. O evento conta com o apoio da Quero Coaching e Grupo Mulheres Empreendedoras do Sul.

16836390_10208691726954799_5736429127246189255_o

Se você faz parte da nossa Rede, é nossa convidada!!

No dia 11/03, encerrando a semana da mulher, haverá na Praça Coronel Pedro Osório, o Piquenique das Gurias, com concentração no Mercado Público. Também na Praça, às 17h Sarau Poético e às 18h Show Musical também fazem parte da programação de encerramento.

A Programação completa da Semana da Mulher estará disponível no site da Prefeitura Municipal de Pelotas nos links a seguir: www.pelotas.com.br ou programacao-semana-municipal

Nós, do Grupo Mulheres Empreendedoras do Sul, apoiamos todas as formas de manifestação em favor ao empoderamento feminino e principalmente da união das mulheres. Acreditamos que somente unidas poderemos buscar soluções para os desafios enfrentados por nós, mulheres, na nossa sociedade. Somente UNIDAS poderemos construir um futuro melhor para nossa filhas, irmãs, netas e assim possibilitaremos para as novas gerações um mundo em que as mulheres têm as mesmas oportunidades de trabalho e de salário do que os homens. Um mundo em que mulheres serão valorizadas pela sua capacidade e habilidade de gerir os negócios e a vida com um olhar amoroso e solidário e, ainda, não sofrerá nenhum tipo de violência pelo simples fato de ser MULHER.

Nossas ações são norteadas por nossa missão de promover a sororidade e o empoderamento feminino através do empreendedorismo. Em função disso, estaremos envolvidas e engajadas em realizar um mês das mulheres repleto de união, força e sororidade!!

Nós realmente acreditamos que JUNTAS SOMOS MAIS FORTES!!

Vamos juntas!!

Para saber mais sobre o calendário de atividades do Grupo Mulheres do Sul acesse o site http://www.redemulheresdosul.com

Anúncios