Hoje é o dia de RECOMEÇAR?

Hoje, pensando sobre o que iria dividir com vocês, não conseguia me desvincular das reflexões que esses dias me trazem, especialmente hoje, que é Páscoa. Fico pensando em como esse dia é importante para mim e no seu verdadeiro sentido na vida. Renascimento, recomeço, liberdade são  as palavra que me veem.

Outro dia conversando com minha Amiga Estela, me emocionei ao contar pra ela sobre a primeira vez que vi e peguei meu filho mais velho no colo, houve um misto de sentimentos quase indescritíveis, pois ao mesmo tempo em que minha felicidade era imensa, também nascera em mim, naquele momento, um senso de responsabilidade e de vontade viver que é indizível. A sensação é de que eu não posso morrer até que ele, e agora eles, se tornem capazes de se cuidar sozinhos.  Então, preciso me manter viva e saudável para cuidar deles, até que eles possam deixar o ninho e construírem sua própria vida, que sejam autosuficientes e principalmente que SEJAM FELIZES.

Mas com o passar dos anos percebi que não bastava eu estar viva e saudável fisicamente, pensando assim eu seria apenas uma sobrevivente, manter-me viva não bastava para educar e tornar meus filhos adultos saudáveis e seres felizes, era preciso mais que gerar subsistência, era preciso VIVER. “Viver e não ter a vergonha de SER FELIZ…” Gonzaguinha não canta, viver e não ter a vergonha de estar feliz… e em todo enredo da letra ele fala das mazelas da vida e das escolhas que fazemos.

Assim, nós mulheres, com todos os problemas diários que vivemos estar feliz já seria uma grande coisa. Mas eu comecei a me incomodar com isso. Eu não me conformava em ver a felicidade e a vida que gritava dentro de mim se contentando com migalhas de felicidade, momentos felizes. Felicidade tem que SER parte de mim. Porque as mazelas, as tristezas, as angústias, as decepções, que todas iremos passar, isso sim devem ser momentos, eu me recuso ser uma pessoa infeliz passando por momentos de alegria. Quero SER uma pessoa Feliz que passará por dificuldades, tristezas, lutos, como todo ser humano, mas minha felicidade de vida, de luz, de desejo, de querer viver e não só sobreviver me dará força, coragem e fé para superar todo e qualquer sofrimento que vier ao meu encontro.

Bem, vamos por partes, sempre fui muito ligada a vida cristã, fui batizada, fiz eucaristia, fui até catequista e me casei na igreja católica por vontade e por crer fielmente no sacramento do matrimônio, definitivamente não o fiz para cumprir um papel social. E não me arrependo, apenas quero tentar mostrar o quanto podemos mudar e que os caminhos não são lá de muitas flores.

Muito tempo se passou e como já disse, muita terapia também, quando fui me conhecendo, me permitindo existir como Daniela em primeiro lugar, percebi que minha vida precisava mudar, afinal eu já havia mudado muito, o amadurecimento da legítima mulher balzaquiana me incomodava diariamente, não cabia mais na minha própria vida. Mas como mudar? E tudo que tinha sido e construído até ali?  E todas as promessas, todas as juras, todas as alianças, tantas e quantas amarras me prendiam àquela vida que não me pertencia mais? Como sair da zona de conforto em que o fictício estado de felicidade me protegia de tudo e de todos, mas não de mim mesma? Não da mulher que queria viver para criar os filhos para serem homens livres, de bem e felizes?

Quando me deparei com essa situação, tive que romper com muitas coisas, entre elas a “religião”, que tanto me fazia bem, estar presente nos movimentos da igreja sempre me fez muito bem e eu acredito que esses sentimentos nunca irão me abandonar, mas naquele momento eu estava vivendo uma “briga” ferrenha com Deus, estávamos debatendo muitas questões, como por exemplo, os compromissos do matrimônio, eu sabia que não seria fácil para eu aceitar que tendo feito uma promessa, não queria e não poderia mais “cumpri-la”, Ele (DEUS) sabia que meu juramento foi firme e sincero.  Após muitas conversas e noites intermináveis, em meio a tantos porquês e para quês, indo e voltando no tempo, nas argüições, ouvindo-me e assim O ouvindo atentamente, fazendo uma retrospectiva de tudo que tinha vivido até ali, vi que Ele nunca me pediu nenhuma promessa, vi que as escolhas eram minhas, que a coisa mais magnífica que possuímos na vida é o tal “livre arbítrio” , e que eu sou uma pessoa livre para fazer minhas escolhas, sabendo que sou igualmente responsável pelas conseqüências das mesmas (já dizia Pablo Neruda).

Se como Mãe, o que mais desejo para meus filhos é que se tornem Homens Livres e Felizes, porque como Pai, Deus pensaria diferente?

Deus (ou seja lá que nome Ele tenha para você) me ajudou muito a mudar o rumo da minha vida, Ele me apoiou em todos os momentos, me levantou muitas vezes, continuo sendo católica (não praticante como antes) mas nunca vou perder essa Fé que me sustenta, que me encoraja e me faz ver o Amor nas pessoas. A  cada nascer do sol, Ele me mostra que eu tenho uma nova oportunidade de RECOMEÇAR. E se não der certo de novo? Recomece!

Voltando ao início da minha reflexão sobre a Páscoa, sobre a festa da ressurreição, sobre o renascimento, é importante pensar como a história de Jesus, esse homem que Augusto Cury chama respeitosamente de Maior Psicólogo que já existiu, chegou a Páscoa, ele passou primeiro por 40 dias de deserto, de fome, de abstinência, sendo tentado a desistir, sabendo que passaria pelo calvário e pela crucificação, Jesus chorou, sentiu medo, pediu que aquilo fosse afastado dele, mas orou, falou com seu Pai e venceu pois  nunca esteve sozinho.

Esse foi o meu objetivo hoje, dividir com vocês minha reflexão de Páscoa, para que possamos introduzir o verdadeiro sentido da Páscoa na nossa vida diária, todos os dias o sol se põe, todos os dias vemos morrer uma oportunidade que tivemos, mas se olharmos com o olhar Pascal, veremos o NASCER do sol, veremos o raiar de um novo dia, o nascer de uma nova oportunidade de fazer algo diferente, de renascer, de sermos livres para fazer novas escolhas, ou voltar atrás se preciso for, mas que nos permitamos “VIVER sem ter a vergonha de SER FELIZ!” Todos os dias é dia de RECOMEÇAR! Todo dia é  de Páscoa! Ressuscite! Renasça! Se der medo, vai com medo mesmo! E se não der certo, lembre-se que amanhã, com amor, coragem e fé, o Sol vai te sinalizar que Ele vive, e porque Ele vive, eu posso crer no amanhã!

“Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser,
Sempre desejada por mais que esteja errada,
Ninguém quer a morte, só saúde e sorte,
E a pergunta roda, e a cabeça agita.
Fico com a pureza das respostas das crianças:
É a vida! É bonita e é bonita!”
Gonzaguinha

FELIZ PÁSCOA Todos os dias!

Daniela Marinho
27/03/2016

Deixe um comentário